O Projeto Vivendo livros latino-americanos na Tríplice fronteira teve início em 2014 e seu objetivo foi, inicialmente, conhecer os espaços destinados aos livros nas escolas públicas da tríplice fronteira e entender qual era a prática de leitura proposta pelos docentes no espaço escolar. Foram, para isso, coletados registros fotográficos das escolas e depoimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostragem coletada se tornou um mapeamento da situação da biblioteca (espaço de leitura em sala de aula) e das práticas docentes com a leitura literária de 4 escolas de cada uma das cidades da referida fronteira: Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. A partir da conclusão da etapa inicial, foi possível traçar novos objetivos e selecionar as escolas que fariam parte do Projeto, a partir de 2015, de forma mais aprofundada. Foram, então, escolhidas aquelas que apresentavam características de territórios vulnerados, fossem do campo ou da cidade (em zonas periféricas).
Assim as escolas selecionadas foram: Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio (Foz do Iguaçu – zona rural), Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal (Puerto Iguazú – zona rural modificada pelo turismo e com presença significativa de comunidades indígenas) e Escuela 2979 - San Agustín (Ciudad del Este – zona urbana periférica). O principal objetivo traçado, a partir disso, foi verificar se a estruturação de uma biblioteca alterara a relação dos docentes e discentes em relação à leitura literária, já que, nas escolas selecionadas, os livros estavam depositados em caixas na sala de aula ou em depósitos como a sala da direção, como verificado em levantamento inicial. Para isso, entendeu-se necessário propor ações que envolvessem docentes e discentes na valorização do espaço dos livros e da leitura por meio de práticas de mediação de leitura, que devido às características dos territórios interculturais exigiam uma abordagem sensível a essa característica.
Método
O trabalho foi inicialmente proposto com o objetivo de reconhecer os espaços das escolas destinados à leitura literária, reconhecimento do acervos e análise dos documentos escolares, para, em seguida, reestruturar a biblioteca e propor práticas de mediação de leitura concomitantemente à formação dos docentes. Por ser uma pesquisa em campo, a equipe do projeto se desloca de duas a três vezes por semana para as escolas envolvidas.
O método do trabalho desenvolvido implica uma pesquisa-ação e para registramos os dados coletados nesse universo das mediações, utilizamos o método da etnografia como recurso qualitativo e aplicação de questionários, entrevistas e registro de usuários como metodologia quantitativa. Finalmente, as análises dos dados coletados são descritas e fundamentadas a partir do referencial teórico inicialmente apresentado neste projeto e ampliado por meio da revisão bibliográfica do estado da arte em relação às concepções de biblioteca escolar e comunitária, mediação de leitura literária, relação entre escola e comunidade.
Resultados
O trabalho realizado nas escolas encontra-se em etapas diferentes de desenvolvimento, então, a descrição dos resultados esperados será apresentada separadamente, indicando o estágio de cada uma delas:
- Na escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio foi realizado o mapeamento e histórico da escola e do bairro, levantamento do acervo, reestruturação da biblioteca e sua inauguração em 2017, atividades de mediação em 2017 e 2018. A sequência do trabalho será consolidar e fortalecer a biblioteca escolar como aparato de interação com a comunidade do bairro do Alto da Boa Vista com atividades a cada 15 dias, alternando em práticas no turno regular e propostas para a comunidade aos sábados à tarde.
- Na Escuela San Agustín foi realizado o mapeamento e histórico da escola e do bairro, levantamento do acervo, reestruturação da biblioteca e sua inauguração foi em 2018 com, posterior, atividades de mediação em 2018. Para 2019, os resultados pretendidos são: 1) propostas semanais de mediação de leitura com o grupo do 20 grado (15 a 17 estudantes), atividade de mediação alternando os níveis a cada 15 dias e criação de um Cine Clube na 2º. Segunda-feira do mês, esta proposta decorre de uma demanda local.
- Na Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal foi realizado o mapeamento socioeconômico e histórico da escola e do bairro, levantamento do acervo, reestruturação da biblioteca está prevista para o início 2019. A biblioteca ainda se encontra em etapa de estruturação e vem contando com grande engajamento da comunidade escolar (diretoras, docentes e pais de alunos), a inauguração está prevista para o final de abril, a partir deste momento serão propostas mediação de leitura com o objetivo de explorar o acervo da escola.